Estação Ferroviária

A Estação da Viação Férrea começou a ser construída por um decreto imperial de 1873. A data certa da inauguração, porém, ainda gera discussões. Alguns autores trazem como sendo 1885, outros falam em 1899 e 1900. O prédio conhecido como Gare foi projetado pelo engenheiro Teixeira Lopes, com influência das arquiteturas belga e inglesa. O terreno foi doado por Ernesto Beck. Inicialmente, a gare contava com o prédio central de dois andares e com um anexo que não existe mais. No começo de 1920, quando a rede ferroviária era administrada pela Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), foram construídas a plataforma coberta para embarque e desembarque e alguns armazéns. A Gare foi tombada como patrimônio histórico do RS em 2000.
 
 Gare Gare
Fotos: Ronald Mendes
 

Vila Belga

Construído no início do século XX, é o segundo conjunto habitacional mais antigo do Rio Grande do Sul destinado a fornecer moradia a funcionários de uma empresa. Originalmente era composto por 40 edificações geminadas, totalizando 80 residências, além de quatro edificações isoladas. O projeto das 84 residências seguiu os mesmos moldes das cidades operárias da Bélgica e França, com influência Art Nouveau. O conjunto também se destaca pelo fato de que nenhuma unidade é igual a outra.
 
 
 
 
Fotos: Ronald Mendes / Ariéli Ziegler / João Alves
 

Avenida Rio Branco - Art Déco

Parte do Centro Histórico de Santa Maria, a Av. Rio Branco abriga o maior conjunto contínuo de Art Déco da América Latina. O local é importante ponto de referência comercial e cultural da cidade.
 
 
 
 
Fotos: Alex Caceres
 

Escola de Artes e Ofícios Hugo Taylor

Construído pela Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do RS, passou a funcionar em 1922, oferendo aos filhos de ferroviários uma formação técnica. O prédio destaca-se na Av. Rio Branco pelos detalhes ecléticos de suas fachadas, onde predominam elementos Neoclássicos e Art Nouveau. Atualmente abriga o Supermercado Carrefour.
Av. Rio Branco, 732 – Centro - Santa Maria, RS - 97010-422
 
  
Fotos: Alex Caceres
 

Praça Saldanha Marinho

Considerada o coração do Centro Histórico, onde estão localizados diversos atrativos patrimoniais, como o Theatro Treze de Maio, o Shopping Popular e o prédio da SUCV - Sociedade União dos Caixeiros Viajantes. Até 1883 foi chamada de Praça da Matriz, quando seu nome foi alterado em homenagem ao engenheiro Joaquim Saldanha Marinho Filho.
 
 
Fotos: Ariéli Ziegler / João Alves
 

Theatro Treze de Maio

O prédio de estilo neoclássico, localizado na Praça Saldanha Marinho, foi construído em 1889 por um grupo liderado pelo farmacêutico João Daudt Filho. Daudt era ator amador e propôs a criação da Sociedade Treze de Maio em homenagem à Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil naquele mesmo ano. A partir de 1913 o espaço serviu a outras finalidades e chegou a sediar a Biblioteca Pública Municipal. Em 1997, assumiu o caráter de espaço cultural, sendo palco de diversos espetáculos de renome regional, nacionais e internacionais.
Praça Saldanha Marinho, s/n - Centro - Santa Maria, RS - 97010-540
(55) 3028-6245
 
 
 
 
Fotos: João Alves / Ariéli Ziegler / Ronald Mendes / Filipe Schaurich
 

Edifício João Fontoura Borges - Antiga SUCV

A Sociedade União dos Caixeiros Viajantes foi inaugurada em 1926, recebendo o nome de Edifício João Fontoura Borges. A arquitetura do prédio é considerada eclética, por apresentar harmonia de formas, com distinções nos andares. A Art Nouveau bem como o Movimento Neoclássico influenciaram alguns detalhes da edificação. Ao longo dos anos, o local abrigou atividades diversas, como um museu, as lojas Eny, o Banrisul, além de setores vinculados ao poder público.
Rua Venâncio Aires, 2035 – Centro - Santa Maria, RS - 72502-501
 
 
Fotos: Daniel Dbecher / João Alves
 

Calçadão Salvador Isaia

Destaca-se por ser um local de diversidade em compras e ponto de encontro de pessoas das diferentes faixas etárias, para os jovens é local para tomar chimarrão e combinar as baladas da noite com os amigos. Para os mais idosos é um espaço para reviver, contar histórias, rever velho conhecidos.
 
Foto: João Alves
 

Clube Caixeral

O Clube foi fundado em 1886 e a sede oficial inaugurada em 1926. Sua arquitetura apresenta elementos do Neoclássico e detalhes em Art Nouveau.
Rua do Acampamento, 39 – Centro - Santa Maria, RS - 97050-000
 
 
 
 
Fotos: Alex Caceres
 

Largo da Locomotiva / Praça Teotônio Vilela

Onde localiza-se uma das locomotivas que trabalharam na cidade na época auge da ferrovia em Santa Maria, e a Biblioteca Pública.
Av. Pres. Vargas, 1300-1402 - Nossa Sra. de Fátima - Santa Maria, RS - 97015-140
 
 
Fotos: Ariéli Ziegler / Gabriel Haesbaert
 

Biblioteca Pública Municipal

Criada em 1938, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, atende hoje leitores de todas as faixas etárias com um acervo que abriga livros infantis e adultos, oferecendo uma leitura formativa e de lazer. Atualmente, a Biblioteca possui 8.000 mil associados e atende a população de Santa Maria com um acervo de 45 mil obras.
Avenida Presidente Vargas, 1300 - Centro - Santa Maria, RS - 97015-550
(55) 3218-1396
 
 
Fotos: João Alves / Juliano Mendes
 

Estação Colônia de Camobi

A estação ferroviária de Colônia foi inaugurada em 1885. Os trens de passageiros deixaram de passar na linha e pela estação em 02/02/1996. Próximo a esta estação está localizado o aeroporto de Santa Maria.
Camobi - Santa Maria, RS - 97105-284
 
   
 
 Fotos: Arquivos da Prefeitura Municipal de Santa Maria

Campus da Universidade Federal de Santa Maria

A primeira universidade brasileira pública a ser criada no interior do estado. Ao longo de seus espaços verdes, entre os prédios de aulas e laboratórios, possui atrativos como Planetário (Museu de Astronomia), Jardim Botânico, Biblioteca Central e espaços como bosques e jardins para encontros ao ar livre. É muito utilizada pela população nos finais de semana, como espaço de lazer.
Av. Roraima nº 1000 Cidade Universitária Bairro - Camobi - Santa Maria,RS - 97105-900
 
 
Fotos: Ariéli Ziegler / Pedro Piegas